Férias de Verão 7 dos Morangos com Açúcar Vive o Teu Verão




Kot-Kotecki é Josip o pai da Paula em Morangos com Açúcar Vive o Teu Verão

O professor de Teatro é um dos personagens da temporada de Verão da série
Kot-Kotecki representa o pai de Paula em "Morangos com Açúcar"

Ryszard Kot-Kotecki é uma das novas estrelas da temporada de Verão da série "Morangos com Açúcar". O professor de Teatro do Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira (CEPAM) desempenha o papel de pai de uma das adolescentes, em cerca de 14 a 16 episódio, adiantou ao Diário de Notícias. As gravações decorreram ao longo das três semanas depois da Páscoa.

"Josip Zevic" é um croata casado com "Alzira Macedo", uma portuguesa representada pela actriz Ana Brandão, e pai de "Paula Macedo", interpretada pela jovem moldava Iana Vacula. Durante as férias, "Paula" visita os pais que vivem numa aldeia do Norte, por onde vão passar também alguns colegas da escola, incluindo João Pedro Dinis" (Rui Andrade), o namorado da filha. Lá, os adolescentes vivem algumas peripécias, dramas e histórias de amor. Sobre "Josip, revela: "No princípio parece bastante conservador, mas depois no fim percebe-se que é apenas a postura".

O docente polaco, que durante vários anos leccionou na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa e actualmente reside e trabalha na Madeira, colabora com companhias de teatro e dá formação, mas assume que aos quase 60 anos de idade não está disponível para uma carreira de actor, não só pela gestão do seu tempo, mas também pela situação actual das companhias e dos actores, assumiu.

Entrar nos "Morangos" não foi fácil: implicou gestão de tempo e boa vontade da direcção do CEPAM, que aceitou dispensá-lo por alguns dias: "Como sou professor no Conservatório e tenho aulas diariamente foi bastante difícil participar. Numa situação como esta, é possível, mas mais pela experiência e como foi um pedido de amigos".

Nesta incursão pela novela juvenil, contracena com alguns ex-alunos. Aliás, contou, foi através deles e de alguns colegas que conhecem o seu trabalho e o seu percurso que surgiu a oportunidade de entrar neste formato, líder de audiências. "Gostei imenso, foi uma experiência maravilhosa, o trabalhar com jovens, com ex-alunos e com amigos de Lisboa", disse.

Há 37 anos no ensino, Kot-Kotecki faz coreografias para peças do Teatro Garcia de Resende e Teatro Aloés. Colabora com outros colegas pontualmente, faz direcção de actores e encena algumas peças para o Teatro Experimental do Funchal.

"Morangos com Açúcar" estreou a 30 de Agosto de 2003, sendo considerado um viveiro de novos talentos, dado o número de jovens que já lançou. Por lá passaram actores diversos, entre eles os madeirenses Dinarte Freitas, Petra Camacho e Élvio Camacho, que ainda hoje está no elenco.

Fonte Diário de Notícias, Paula Henriques

1 comentário:

  1. eu adoro os morangos com acucar e adoro a margarida,rui,paula e todos os outros

    ResponderEliminar

Mensagens populares